A Volatilidade no Mercado de Capitais

A volatilidade é o ritmo que os preços oscilam para mais ou para menos. A própria dinâmica da economia, a oferta e a demanda, provoca a oscilação dos preços de qualquer ativo, produto, serviço ou bens. No dia a dia a volatilidade está presente nos preços dos produtos agrícolas, causada pelo clima que pode ajudar ou prejudicar a produtividade, como também a sazonalidade. Outro exemplo seria o preço das passagens aéreas que sobem de preço nas férias, alta temporada, e entram em promoção na baixa temporada. Outro fator que pode afetar os preços seria a reação dos agentes do mercado a uma expectativa positiva ou negativa para um bem qualquer.
Volatilidade no mercado de capitais
Os preços das ações são mais voláteis que os preços dos títulos de renda fixa, este movimento se dá porque é mais previsível sabermos o resultado da operação de renda fixa na data de vencimento do que acertar o lucro de uma empresa no final do ano. Por esta natureza o mercado acionário é mais arriscado exigindo das ações um retorno maior do que no mercado de renda fixa.
O aumento da volatilidade no mercado de ações é um sinal de que algo está errado, os investidores estão incertos quanto ao retorno de um ativo refletindo na direção, para cima ou para baixo, do preço das ações.
Vejamos na tabela abaixo o que acontece com a volatilidade histórica do Índice Bovespa e das cinco ações com maior representatividade no índice:
Volatildade010613 Como resultado da incerteza na previsão dos resultados, os investidores requerem um retorno maior para o risco. Empresas de ações voláteis precisam apresentar aos acionistas perspectivas de altos lucros ou uma alta taxa de pagamento de dividendos. É por isso que estamos assistindo um rally nas ações de OGXP3, PETR4 e VALE5.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: