O Índice Bovespa e seu desempenho recente

Tentando buscar uma explicação para o desempenho negativo da bolsa brasileira, fui pesquisar no P/L para buscar os motivos da atual fragilidade.
As incertezas quanto aos resultados das empresas diante dos desafios do cenário econômico com inflação em alta e o PIB fraco é o que vem provocando a instabilidade na Bovespa. Por aqui a nossa economia patina mesmo com os estímulos do governo federal. Não vou aqui discutir se está certa ou errada a política de desoneração fiscal ou de incentivo a setores selecionados.
Enquanto as bolsas internacionais continuam subindo mesmo considerando os fracos sinais de recuperação a bolsa brasileira não consegue acompanhar.

A ótica do investidor doméstico
Sendo eu um investidor e tivesse que tomar uma decisão neste momento em que mercado aplicar meus recursos eu iria comparar as expectativas de retorno entre ações e renda fixa. Pelos resultados das empresas no 1º trimestre do ano eu acredito que o P/L estimado para o final de 2013 esteja entorno de 14,5. Portanto maior que o de 12 meses anteriores. Eu recorri a uma tabela comparativa para ilustrar melhor meu raciocínio.

PLRecente310513
(*) P/L Bovespa é referente aos 12 meses anteriores e foi obtido através do site FUNDAMENTOS.

Comparando o retorno do mercado, que é o inverso do P/L, com a taxa de juros da NTN-B a decisão claramente seria pela renda fixa. Para ser atrativa a Bovespa deveria ter um retorno superior a taxa de juros de 20%, o que daria 10%, resultando num P/L 10.

Pela ótica do investidor estrangeiro
Um investidor estrangeiro, com portfólio global, já avaliaria as oportunidades não só do seu país, mas todas ao redor do mundo. Como ele estaria em busca do maior retorno e se pudesse aplicar nos países da nossa amostra estimando também o P/L para o final do exercício em 14,5 a opção dele seria por não aplicar em ações no Brasil. Mas como ele já está aqui a estratégia é defender seu portfólio vendendo o índice futuro.

Como fica o mercado?
Considerando que o P/L de 12 meses anteriores é de 13,77 e o P/L que eu suponho para 2013 seja de 14,5, a bolsa não está atrativa. Para melhorar a atratividade ou os preços das ações tendem a ser ajustar para baixo ou o lucro das empresas tem que aumentar. Do contrário iremos assistir um 2013 com forte volatilidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: