O índice Bovespa e sua utilidade

O índice Bovespa e sua utilidade.

Você certamente já ouviu falar sobre o Índice Bovespa, mas sabe para o que ele realmente serve?

Vamos primeiro explicar o que é um índice?

Índice é um valor relativo que serve para comparar variações ocorridas no tempo. A principal utilidade do índice é sua interpretação imediata servindo como parâmetro de comparação.

Mesmo sendo limitado o Índice de bolsa de valores nos fornece a informação do padrão de comportamento dos investidores num dado período.

Quem é a Bovespa

A Bolsa de Valores de São Paulo é uma entidade autorreguladora que opera sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). É o maior centro de negociação com ações da América Latina.

O Índice Bovespa

É o indicador de desempenho do mercado de ações brasileiro. Ele representa o valor presente de uma carteira hipotética de ações revista quadrimestralmente. Foi criado em 02/01/1968, tendo como valor base = 100. É calculado em tempo real ao longo do horário de negociação refletindo o comportamento das ações no mercado à vista.

Quadrimestralmente é feita a recomposição da participação de cada papel no índice IBOVESPA.

Metodologia

É o somatório dos pesos (quantidade teórica da ação multiplicada pelo último preço da mesma) das ações integrantes da sua carteira teórica. Veja a metodologia completa aqui..

Para refletir a carteira é revista a cada quatro meses.

Critério de inclusão

Para que uma ação seja incluída no Índice Bovespa é necessário que ela atenda, simultaneamente, aos seguintes parâmetros, sempre com relação aos 12 (doze) meses anteriores:

1) estar incluída em uma relação de ações resultantes da soma, em ordem decrescente, dos índices de negociabilidade até 80% do valor da soma de todos os índices individuais;

2) apresentar participação, em termos de volume, superior a 0,1% do total;

3) ter sido negociada em mais de 80% do total de pregões do período.

Limitações do IBOVESPA

Pela sua própria metodologia baseada em volume e número de negociação nos últimos 12 meses ele reflete muito mais a preferência do investidor do que realmente a importância da empresa para a economia. Um caso recente para ilustrar esta minha tese é o peso da OGX Petróleo – OGXP3 que pelo grande volume de negociação acabou tendo um peso de 3,02% na carteira do índice em detrimento da AMBEV  que tem um peso de apenas 1,73%.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: