BC eleva SELIC – Veja como ficam as aplicações

Selic sobe e aumenta a remuneração da poupança

Com a elevação da Selic a 8,50% ao ano, volta sempre à pergunta, como ficam as aplicações financeiras daqui para frente? A poupança antiga volta à remuneração fixa de 0,5% ao mês mais Taxa Referencial (TR) que no momento está em zero. Pela regulamentação em vigor, quando a taxa Selic está maior que 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês, 6,17% ao ano, mais a taxa referencial (TR). Quando os juros básicos da economia estão iguais ou inferiores a 8,5% ao ano, a caderneta rende 70% da taxa Selic mais a TR. Essa fórmula só vale para o dinheiro depositado na poupança a partir de 4 de maio de 2012. Para os depósitos anteriores, o rendimento segue a regra antiga, de 0,5% ao mês mais a TR.

 Como forma de comparar o que vai realmente ser a rentabilidade final eu simulei as aplicações incorporando todas as taxas e impostos envolvidos. Assim, foi descontado imposto de renda no CDB, LFT e Fundo de Renda Fixa. No caso das LFT’s foi considerada, ainda, a taxa de custódia cobrada pela BM&FBovespa, 0,30% a.a., No Fundo de renda fixa foi utilizada como rentabilidade média a taxa de 99% do CDI e como taxa de administração a média apurada pela ANBIMA no mês de maio de 0,78%.

 Veja como fica a rentabilidade das aplicações de renda fixa a partir de agora:

rentabselic

Como pode ser visto para prazos entre 1 e 6 meses a melhor aplicação é a poupança, pela simplicidade de operação. Para prazos superiores o melhor são as aplicações no Tesouro Direto.

aliq_IRNota: Este artigo foi escrito com objetivo meramente didático, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou de venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou de venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste artigo foram consideradas razoáveis na data em que redigido e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O criador do site não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações.

Anúncios

3 Responses to BC eleva SELIC – Veja como ficam as aplicações

  1. antonio tabajara scaldini says:

    Obrigado pelos esclarecimentos, pois o leigo e conservador não sabe aplicar seus recursos.

  2. antonio tabajara scaldini says:

    Muito útil os esclarecimentos sobre aplicação com gerente de banco.Felizmente tenho o conhecimento de metas impostas ao gerente,por isso qdo vou ao banco já vou com uma ideia pesquisada e por principio não acredito em oferta de gerente risonho e solicito. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: