Letra de Crédito do Agronegócio – um título interessante

LCA uma operação interessante para clientes especiais

Sim, a Letra de Crédito do Agronegócio – LCA vem crescendo como opção de investimento entre os investidores em potencial. Ela representa o lastro que os bancos fazem ao agronegócio. Como a participação do Brasil vem crescendo na agricultura cada vez mais a demanda por crédito é maior.

Ela funciona assim: os bancos emprestam para os agricultores e como forma de retornar o capital de giro os bancos oferecem aos clientes especiais essa nova modalidade de investimento. Funciona como um CDB, e, pode ser uma taxa negociada pré-fixada ou pós-fixada indexada ao CDI, por exemplo. A grande vantagem é que por não estar dentro do cálculo do compulsório dos bancos ela é isenta de IOF – Imposto sobre Operações Financeiras e Imposto de Renda de Pessoas físicas. Assim a sua rentabilidade hoje é maior que as aplicações tradicionais como Poupança, CDB, Tesouro Direto, Fundo de Renda Fixa rendendo 99% da taxa SELIC. Veja a seguir o gráfico comparativo com uma operação de LCA rendendo 80% do CDI para o prazo de 12 meses:

lca15072013

Na tabela a seguir veja como ficam as taxas de remuneração entre as modalidades de aplicação financeira pelos diferentes prazos de aplicação:

taxaLCA15072013

Para você não precisar fazer muito cálculo simulei uma aplicação de R$ 50.000,00 com as taxas da tabela acima, veja como ficou:

ValorLCA15072013

Lembrando que as taxas de CDB e LCA são pactuadas em negociação direta com seu Gerente de conta, e podem variar de acordo com o volume da operação e relacionamento bancário.

Em resumo, as principais vantagens da Letra de Crédito do Agronegócio são:

• Rentabilidade maior que as principais modalidades de investimento e sem a incidência de Imposto de Renda e IOF, propiciando rentabilidade superior ao investidor:

Pós-Fixada: Geralmente indexada a um índice como o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que acompanha de perto os juros básicos da economia – SELIC e é pago no vencimento da aplicação. Outra forma de rentabilidade é o indexador de inflação pelo IPCA ou IGPM mais os juros reais. Nesses casos o prazo mínimo de emissão é de 36 meses;

Pré-Fixada: A Taxa de Juros contratada é definida no momento da aplicação, portanto, o valor de resgate já fica conhecido previamente.

• Prazo da operação: pode variar entre 60 a 720 dias.

• Conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito); O valor garantido é de até R$ 250.000,00;

• Não há cobrança de tarifas e obrigatoriedade de abertura de conta corrente;

• As LCAs são emitidas por bancos públicos e privados com o lastro de financiamentos do agronegócio.

O que é CDI

É um Certificado de Depósito Interbancário, negociado exclusivamente entre bancos, que assinala aos investidores o custo do dinheiro no mercado interbancário. Essas transações são realizadas por meio eletrônico entre as instituições envolvidas e registradas na CETIP – Câmara de Custódia e Liquidação.

A taxa média diária do CDI é empregada como referência para o custo do dinheiro (juros).

Quantum Investimentos, informação com qualidade.

Isenção de responsabilidade: Este artigo foi desenvolvido com objetivo meramente didático, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste artigo foram consideradas razoáveis na data em que foi editado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O criador do BLOG não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: