Rating de Crédito, você sabe o que é?

Os ratings de crédito são uma avaliação sobre a capacidade de pagamento de obrigações financeiras de empresas, negócios ou de governos federal, estadual ou municipal, também chamado de emissor.

Os ratings de crédito também podem refletir a qualidade de crédito de um título de dívida individual – como, por exemplo, um título de dívida corporativo ou municipal ou ativo-lastreado em empréstimos, e a probabilidade relativa de default (não pagamento) dessa emissão.

Os ratings são elaborados por das agências classificadoras de risco – Agências de Ratings – como a Standard & Poor’s, Moody’s, Fitch Rating’s, SR Rating e Austing Rating.

Para emitir uma nota de rating, os analistas dessas agências avaliam além da situação financeira do emissor, as condições do cenário econômico onde a empresa ou governo estão inseridos.

Cada agência desenvolveu sua própria metodologia para analisar a qualidade de crédito e usa uma escala específica para publicar suas opiniões. Os ratings são expressos por meio de uma combinação de letras e sinais que variam, por exemplo, de ‘AAA’ que é a maior nota, a ‘D’ que é a pior nota de crédito, para expressar a visão da agência sobre o nível de risco de crédito. Veja no quadro abaixo a escala de rating das principais agências de classificação de risco:

ClassRating

 

Qual a importância do rating?

Quando uma empresa bem avaliada pelas agências faz uma emissão de um crédito, por exemplo, um lançamento de debêntures, a sua boa nota demandará uma taxa de remuneração de juros menor. Ao contrário um a empresa mal avaliada irá pagar uma taxa de juros maior.

 Quem usa o rating?

O rating é utilizado pelos investidores (pessoas físicas, Fundos de Pensão, Fundos de Investimento e etc.) para avaliarem o risco de colocar dinheiro numa empresa ou comprar títulos de governos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: