Fundos de Investimento

Eu tenho recebido muitos e-mails para comentar sobre fundos de investimentos. Como esta forma de aplicação é o principal veículo para os investidores brasileiros estou iniciando no BLOG uma categoria de Fundos de Investimento para este segmento importante.

O Fundo de Investimento é uma maneira fácil e rápida que os investidores usam para aplicar seus recursos. A vantagem é de ter seu dinheiro administrado por gestores experientes que reduzem a volatilidade através da diversificação dos ativos (ações, títulos públicos e privados). Dessa forma um pequeno investidor pode diluir o risco do seu capital que, de forma isolada não conseguiria.

Fundos de Investimento – O que são?

É um modo coletivo de investimento de participar nos mercados financeiros e de capitais realizado por pessoas físicas e jurídicas. São regidos pelas normas da Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

Tipos de Fundos

São basicamente três os tipos:

renda fixa, que aplicam em títulos de dívida remunerados com taxa pré-fixada ou pós-fixada, apresentam baixo risco e são recomendados para aplicações de curto e médio prazo.

renda variável, que aplicam em títulos e valores mobiliários como ações, moedas e ouro, por exemplo. O horizonte de investimento recomendados para aplicações são de médio a longo prazo.

fundos balanceados, alocam os recursos em Renda Fixa, Renda Variável e outros ativos, aproveitando as melhores características desses dois tipos de investimento. Dependendo da composição da carteira, eles podem apresentar um risco baixo ou baixo médio. As aplicações desse tipo de fundo devem ser entendidas como de médio ou longo prazo.

Definições dos prazos de aplicação:

Curto prazo – até 1 ano;

Médio prazo – maior que 1 e menor que 3 anos; e

Longo prazo – superior a três anos.

 Os fundos de investimentos tem personalidade jurídica própria e estão sujeitos a fiscalização tanto do Banco Central quanto da CVM. A classificação é estabelecida pela CVM e, existe outra feita pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e Capitais (ANBIMA), entidade que representa as instituições que atuam na gestão e administração de fundos de investimento e outros serviços relacionados ao mercado de capitais.

A Indústria de Fundos

Um panorama dos fundos no Brasil mostra que os investimentos nas diversas categorias somam R$ 2,1 trilhões, segundo levantamento de junho da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Boa parte desse montante, porém, ainda está aplicado em fundos de renda fixa (35%) e referenciado em DI (12%) e curto prazo (5%), num total de 52%.

FUNDOSANBIMA

Tributação 

Imposto de Renda 

O imposto de renda nos fundos de investimento incide sobre a rentabilidade obtida pelo cotista. O percentual (alíquota ) do imposto de renda varia de acordo com a composição da carteira do fundo de investimento e de acordo com o prazo médio dos títulos que compõem a carteira do fundo .

Nos fundos de investimento onde haja uma percentual da carteira de investimento superior a 67% em ações, a alíquota será de 15% sobre a rentabilidade obtida  e incidirá no momento em que o cotista efetuar um resgate.

 Já nos fundos de investimento onde a maioria da carteira seja composta por títulos de renda fixa as alíquotas serão definidas em função do prazo médio dos títulos que compõe a carteira , veja a tabela abaixo :

 IR

No último dia útil dos meses de maio e novembro, a Receita Federal  cobra uma parcela do imposto de renda calculado sobre a rentabilidade obtida pelo cotista, essa parcela é calculada a uma alíquota de 15% sobre a rentabilidade e é deduzido do saldo de cotas que o investidor possui, o sistema come cotas.

A diferença  de alíquota, se houver, será paga no momento em que o cotista solicitar o resgate.

 

 Imposto sobre Operações Financeiras  – IOF

O IOF incide caso o prazo entre aplicação e o resgate seja inferior a 30 dias e as suas alíquotas são decrescentes em função do prazo como o imposto de renda, as alíquotas incidem sobre a rentabilidade obtida pelo cotista, veja abaixo as alíquotas:

IOF

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: