Aprender a Investir

Já vi essa cena acontecer algumas vezes. O cliente entra na agência bancária onde tem conta e mais do que de pressa o gentil gerente, cheio de sorrisos, abraça o cliente e o convida para tomar um cafezinho em sua mesa. A partir daí, um roteiro que parece ensaiado se repete: uma chuva de produtos é oferecida ao cliente, como respostas automáticas a qualquer preocupação ou dúvida dele.

Não sei se por falta de informação ou comodismo – talvez os dois – mas o fato é que o pequeno investidor aplica mal seus recursos. Com um mundo totalmente globalizado, interligado pela internet, com transações entre continentes ocorrendo on line, cotações em tempo real, ainda ficar amarrado a antigos hábitos como, por exemplo, o de só fazer investimentos nos mesmos bancos em que se tem conta é jogar contra o seu próprio dinheiro. Hoje, qualquer investidor – seja de milhões ou de pequenas e suadas poupanças – precisa, mais do que nunca – estar ligado em que instituição poderá encontrar uma aplicação financeira mais rentável ou mais adequada às suas necessidades. Não estar atento a isso é um hábito que pode custar caro. Muito caro.

Se você ainda é daqueles investidores que deixam a decisão dos seus investimentos nas mãos do seu gerente, cuidado! Seus objetivos e os dele podem não estar alinhados. O gerente, coitado, é um grande generalista. A agência bancária tornou-se um grande supermercado de serviços financeiros, de uma marca só. A diretoria do banco impõem metas mensais de produtos que devem ser vendidos.

E a lista é grande. São seguros odontológicos, de vida, de saúde, de carro, náutico, e de imóvel. São Fundos de investimento de Curto Prazo, Referenciado DI, Fundo de Renda Fixa. E tem mais: são Fundos Multimercados, Cambiais, de Investimentos no Exterior, de Ações Livre, de Ações Indexados, de Índices – ETF e de Previdência. Além de todas essas opções, temos a caderneta de poupança e os títulos de capitalização. A lista ainda pode seguir com Cartões de crédito, consórcios e cartões de benefícios. Ah! E, ainda podemos lembrar os empréstimos e financiamentos. Ufa!

No meio desse emaranhado todo de produtos, o que o seu gerente vai fazer? Ele simplesmente vai verificar qual desses ainda não bateu a meta de resultados e empurrá-lo para você. E nesse caso, pode ter certeza: ele vai fazer isso sem dó, nem piedade do seu dinheiro. Sem pensar nas melhores taxas ou nos investimentos mais convenientes para o SEU interesse.

Quantas vezes já te ofereceram um Título de Capitalização? Aquele título que é a segunda maior aplicação depois da poupança, que te vendem como investimento e leva anos para recuperar o principal aplicado.

Então, você vai continuar investindo apenas com as dicas do seu gerente, ou vai pesquisar melhor as oportunidades de investimento? Que tal você procurar a melhor oportunidade de investimento para o seu bolso, ao invés do gerente decidir qual produto que ele não bateu a meta…

Leia mais sobre  o Título de Capitalização aqui

Post em parceria com Círculo Comunicação.

Isenção de responsabilidade: Este artigo foi desenvolvido com objetivo meramente didático, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste artigo foram consideradas razoáveis na data em que foi editado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O criador do BLOG não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: