CDI não é SELIC…

No artigo de 29 de agosto, “Como ficam seus investimentos com a nova SELIC?”, eu comentava que a decisão do COPOM em elevar a taxa básica de juros para 9% tirava a atratividade da caderneta de poupança e traria mais dor de cabeça para os investidores para escolher a melhor opção de investimento dependendo do prazo de aplicação.

Mas espere! Antes de pensar em tirar suas economias da poupança, é bom saber que outros riscos rondam as demais aplicações. E como isso afeta seus investimentos?

As operações que habitualmente eram atreladas ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário) simplesmente passaram a remunerar menos o investidor. Os títulos privados como CDB, LCI, LCA, CRI, e Debêntures têm sua remuneração com base no CDI enquanto, os títulos públicos são remunerados a partir da taxa SELIC. Trocando em miúdos, significa dizer que se o CDI do mês é de 0,70%, e um CDB que rende 85% do CDI a remuneração bruta é de 0,59%. Mas se ele fosse atrelado à taxa SELIC diária praticada pelo mercado, que foi de 0,71% em agosto, a mesma remuneração bruta seria de 101,42% do CDI ou, 81,86% da SELIC.

Por isso, é muito importante que a sua decisão de investimento seja bem planejada e deve levar em consideração o seu objetivo, o valor total que você pretende investir, de quando vai precisar do dinheiro na mão e, não menos importante, o risco que envolve a aplicação.

Para você entender um pouco melhor, preparamos uma simulação com alguns produtos financeiros oferecidos no mercado. As rentabilidades obtidas para o Fundo de Renda Fixa estão líquidas de taxa de administração e do imposto de renda. Os CDBs estão líquidos de imposto de renda.

TabelaLCA_CDB2013AGO

As rentabilidades destacadas em azul são aquelas superiores as aplicações da caderneta de poupança pelos prazos da simulação. Como exemplo, um CDB que remunere a 90% o CDI só será melhor aplicação que a caderneta de poupança se o prazo for igual ou superior a 12 meses.

Qual a razão para rendimentos menores com CDI?

O principal motivo é o descolamento do CDI em relação à taxa Selic. Por muito tempo as instituições ofereciam aos clientes opções de investimento que garantiam uma remuneração próxima àquelas dos títulos públicos, com basicamente 100% da taxa SELIC. Mas agora não! Hoje essa taxa é de 98% da SELIC “over”. E por que isso vem acontecendo? As causas são muitas, mas as principais são a redução da intermediação bancária e a alta liquidez dos bancos.

Para se ter uma ideia o número de transações diárias no mercado interbancário que giravam em torno de 65 operações ao dia, em 2008, hoje não ultrapassam a média de 20 operações. No ano de 2000 essas operações eram superiores a 150 diariamente.

Com os bancos mais líquidos, a rentabilidade do CDI caiu em relação à taxa Selic. É uma antiga básica regra de economia: “Quanto maior a oferta, menor lucro”. Como os bancos estão com mais dinheiro em caixa, eles simplesmente não precisam buscar dinheiro junto a investidores. Por isso, não há mais a necessidade de operar taxas muito próximas a SELIC.

Post em parceria com Círculo Comunicação.

Isenção de responsabilidade: Este artigo foi desenvolvido com objetivo meramente didático, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste artigo foram consideradas razoáveis na data em que foi editado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O criador do BLOG não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações.

Anúncios

One Response to CDI não é SELIC…

  1. Grato pelos esclarecimentos. Quais seriam as aplicações em títulos publicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: