Fases da vida e seus investimentos

Em cada fase da vida temos objetivos e necessidades distintas. Saber como planejar, poupar e investir é importante para uma vida financeira mais tranquila. Para uma pessoa na faixa dos 20 aos 30 anos, entrando no mercado de trabalho, o ideal seria inicialmente investir mais em educação. Com cursos de especialização e pós-graduação, afinal o mercado está bastante competitivo e quanto mais qualificação a chance de vencer é maior. Depois poupar pensando em adquirir um patrimônio, sua casa própria. Áh! O tão sonhado carro, bem esse não é investimento é despesa, mas se quiser não fique engessado, vá lá e compre. Nessa fase você ainda pode se dar o luxo de poupar 20% dos ganhos. Nessa faixa de idade você pode investir 70% do capital em ações e 30% em renda fixa¹.

Na faixa dos 31 anos aos 40 anos um indivíduo já deve começar a planejar seu lado afetivo, constituindo família. Com sua carreira em ascensão é a melhor ora de reforçar sua poupança. Você deveria poupar algo como uns 25% dos ganhos. Começando a aumentar a família, com a chegada dos filhos, é um momento em que os gastos crescem muito, reforçando a ideia de que uma reserva para o imprevisível é muito importante. O melhor a fazer aqui é dividir o montante em 50% em renda fixa¹ e 50% em ações.

Na idade madura, dos 41 aos 50 anos, a carreira já deve estar consolidada, os filhos na universidade, é o momento de melhorar a qualidade de vida. Trocar o imóvel ou fazer uma viagem com a esposa e os filhos seria ideal. Esqueça comprar casa de fim de semana, ela como o carro é despesa. Nesta fase aumentar um pouco mais o percentual de investimentos sobre o salário é bom negócio. Talvez, 30% dos ganhos seriam o ideal pensando no futuro. Nessa fase da vida a prudência é o seu melhor guia e já se deve reduzir a exposição em ações para 25%, e o restante pode ser divididos em aplicações de renda fixa¹.

Finalmente a fase madura passou e dos 51 anos em diante você deve começar a planejar a tão sonhada aposentadoria e desfrutar de todo o conforto que seu planejamento e investimentos lhe proporcionaram. A partir dessa idade seu patrimônio deve estar alocado em investimentos que superem a inflação para que você não perca poder de compra. Bem, é chegada a hora de desfrutar do patrimônio que amealhou, portanto, garantir o seu poder de compra e ter uma renda extra é o melhor a fazer. Manter o seu patrimônio 90% aplicado em renda fixa¹ e o restante em ações é o melhor a fazer.

Para ficar por dentro de quais são as melhores aplicações acompanhe sempre a nossa resenha mensal de Ranking das Aplicações no nosso blog.

 

1. Renda fixa: aplicações em CDB, Letras de Crédito de Agro Negócio-LCA, Títulos do Tesouro Direto, Debêntures, Fundos de Renda Fixa, Poupança etc…

Post em parceria com Círculo Comunicação.

Isenção de responsabilidade: Este artigo foi desenvolvido com objetivo meramente didático, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste artigo foram consideradas razoáveis na data em que foi editado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O criador do BLOG não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações.

 

Anúncios

One Response to Fases da vida e seus investimentos

  1. Seria ótimo se os jovens seguissem essas regras. A estratégia traçada neste artigo é a mais correta para aqueles que não nasceram em berço de ouro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: