COPOM eleva SELIC pela 5ª vez – Como ficam suas aplicações?

O Comitê de Política Monetária – COPOM (Banco Central) elevou pela 5ª vez, nesta quarta feira (10 de outubro), a taxa SELIC – a taxa básica de juros – de 9,00% para 9,50% ao ano. O aumento de 0,50 ponto percentual já era aguardado pelo mercado.

Essa nova taxa melhora a remuneração das aplicações de renda fixa atreladas ao CDI, como  CDBs, fundos DI e Letras Financeiras do Tesouro Nacional. As cadernetas de poupança, entretanto, vão ficando cada vez menos atrativas.

Como forma de comparar o que vai realmente ser a rentabilidade final eu simulei as aplicações incorporando todas as taxas e impostos envolvidos, com exceção da poupança e da Letra de Crédito Agrícola – LCA e Letras de Crédito Imobiliário _ LCI que são isentos de imposto de renda. Assim, foi descontado imposto de renda no CDB, LFT e Fundo de Renda Fixa. No caso da LFT foi considerada, ainda, a taxa de custódia cobrada pela BM&FBovespa, 0,30% a.a. e a taxa de administração de 0,50%, No Fundo de renda fixa foi utilizada como rentabilidade média a taxa de 99% do CDI e com cenário de diversas taxas de administração.

Veja como fica a rentabilidade das aplicações de renda fixa a partir de agora:

SimulaCDI201310COPOM

Eu comparei ainda as simulações das aplicações com a poupança para ver a atratividade de cada uma em relação à aplicação mais simples. As aplicações em azul são aquelas que superam a poupança, as em vermelho ficam abaixo. O que se pode concluir é que as aplicações em percentual do CDI somente serão superiores ao rendimento da poupança, em 12 meses, caso sejam contratadas acima de 85% do CDI. Os fundos de DI somente são atrativos com taxa de administração máxima de 1% ao ano.

Neste gráfico fica mais fácil de visualizar que a Letra de Crédito do Agronegócio – LCA ou a Letra de Crédito Imobiliário – LCI são as aplicações de melhor performance, pelo simples fato de serem, igual a poupança, isentas de imposto de renda. As rentabilidades aqui estão para um horizonte de 12 meses. 

GrafAplica_OUT13

Isenção de responsabilidade: Este artigo foi desenvolvido com objetivo meramente didático, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste artigo foram consideradas razoáveis na data em que foi editado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O criador do BLOG não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações.

Anúncios

2 Responses to COPOM eleva SELIC pela 5ª vez – Como ficam suas aplicações?

  1. gosto muito desse tipo de informação. Bastante clara e de fácil entendimento. Só acredita em orientação de gerente de banco quem não tem essas informações.Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: