Carteira de Renda Fixa para 2014

O final do ano é propício para antecipar tendências e montar uma estratégia de investimento para 2014. O cenário econômico, a julgar pelas estimativas do Boletim Focus do Banco Central, será um ano de dificuldades. A perspectiva é de queda no crescimento para a economia para o próximo ano. A expectativa agora é que o Produto Interno Bruto (PIB) registre expansão de 2,01 por cento em 2014 e 2,30 por cento neste ano que está encerrando. As previsões estavam em 2,10 por cento e 2,35 por cento, respectivamente.

 A estratégia de investimento para uma Carteira de Renda Fixa com perfil conservador leva em conta um cenário de alta na taxa de juros até o final de 2014. A escolha dos ativos da carteira considera a metodologia do artigo Plano de Investimento você tem um?, incorporando o novo cenário e o momento de continuidade da pressão inflacionária ao longo do ano, apesar do recente arrefecimento. O consenso do mercado estima mais duas altas de 0,25% em 2014, encerrando esse processo de alta de juros em 10,50%.

Premissas 2014RF

O estudo indicou que para uma taxa de atratividade de 9,52%, correspondente a 97,48% do CDI, as aplicações que superam essa meta são as indicadas na tabela seguinte em azul:

Estudo carteira 2014

Estrutura da carteira

Eu preparei uma carteira para acompanharmos. Acredito que aplicações em títulos públicos devem ser as mais apropriadas. O investimento principal são as NTN-Bs, vencimento em 2020 com cupom semestral. As LFTs vem em segundo plano até que o cenário se torne mais claro com relação à intensidade da alta nos juros, e compondo também a carteira coloquei a aplicação em LTNs (vencimento em 2016 e 2017), considerando o prêmio que acreditamos estar contido nesses títulos. Por último as LCA’ de 12 meses de prazo e liquidez diária são minhas preferidas. A rentabilidade esperada é de aproximadamente 112% do CDI em dezembro de 2014 já incorporando uma SELIC em 10,50% a.a . É uma bela taxa não acham? A carteira ficou composta da seguinte forma:

CarteiraRF2014

Em relação ao indexador a carteira ficou composta da seguinte forma:

Carteira indexador2014

Também classifiquei a carteira por prazo de aplicação e a distribuição ficou assim:

Carteira Prazo2014

Finalmente, vamos acompanhar esta carteira de Renda Fixa ao longo de 2014 avaliando seu desempenho mensal de duas formas:

1-. Marcação pelo valor de aquisição do papel, e

2-. Marcação a Mercado – MaM.

Este é o último artigo de 2013. Desejo a todos um FELIZ NATAL e um ANO NOVO de PAZ! Até janeiro.

Isenção de responsabilidade: Este artigo foi desenvolvido com objetivo meramente didático, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste artigo foram consideradas razoáveis na data em que foi editado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O criador do BLOG não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: