Como a inflação afeta seus investimentos?

A inflação pode ser definida tanto como um aumento dos preços quanto uma queda do valor do dinheiro. Em termos simples ela afeta os preços de alimentos, bens, serviços e salários, etc., provocando uma queda do valor do poder de compra, de modo que será preciso mais dinheiro para comprar os mesmos produtos e serviços.  Do lado do investidor ela pode estar corroendo suas economias.

A inflação é um fator de risco que os investidores devem estar atentos quando pensarem em fazer uma aplicação financeira. Saber como proteger seu capital é importante. Claro que não há métodos infalíveis, mas algumas precauções você tem que tomar para ser um bom investidor. De forma geral o investidor leva em consideração na hora de investir cinco fatores: o rendimento esperado, o prazo, a liquidez, o valor mínimo da aplicação e o risco. Mas poucas vezes vejo as pessoas preocupadas em saber a inflação futura na hora de investir. Para se ter uma ideia uma inflação de 6% a.a. chega a 100% em 12 anos podendo afetar bastante seus investimentos. Pensando nisso, sua carteira de investimento precisa ter uma valorização maior do que a inflação para proteger seu capital. Afinal, obter um ganho real é o que vai fazer seu patrimônio crescer.

Como você deve avaliar seus investimentos?

Para avaliar os efeitos da inflação sobre os investimentos temos que calcular o ganho real. Primeiro devemos escolher um índice de inflação, neste caso vamos utilizar o IPCA e vamos aplicar uma fórmula simples que é extrair do ganho nominal a taxa de inflação acumulada no período.

Rentabilidade real = Rentabilidade nominal dividida pela taxa de inflação

Vamos calcular como exemplo o ganho real da caderneta de poupança:

Poupança 12 meses = 6,54%  |  IPCA 12 meses (fevereiro de 2014) = 5,68%

Infla_Formula

Assim, a poupança teve um ganho real em 12 meses de 0,81%.

Vejamos na tabela como se comportaram os rendimentos dos investimentos em 12 meses comparados com a inflação em fevereiro de 2014. Eu calculei o ganho real na tabela a partir da rentabilidade líquida:

Infla_FEV14

Por esse exemplo a poupança ofereceu um ganho real superior aos Fundos DI com taxa de administração superior a 0,5%. As aplicações CDI com taxa de 85% assim como as LFT´s também perdem para a poupança até aqui.

Finalizando você deve prestar a atenção ao comportamento da inflação para o mesmo prazo do seu investimento para não ser pego de surpresa na hora dos resgate da aplicação.

IPCA – Índice de Preço ao Consumidor Amplo

Calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o índice mede a variação dos preços no comércio para o consumidor final. É considerado o índice oficial de inflação do Brasil. O Banco Central utiliza o IPCA para traçar o sistema de metas para a inflação do País. Ele mede o custo de vida de famílias com renda entre 1 a 40 salários mínimos nas regiões metropolitanas das capitais brasileiras e é medido entre os dias 01 e 30 de cada mês.

Isenção de responsabilidade: Este artigo foi desenvolvido com objetivo meramente didático, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. A utilização deste material é de inteira responsabilidade do usuário. As informações disponíveis no BLOG poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas. As informações contidas neste artigo foram consideradas razoáveis na data em que foi editado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O criador do BLOG não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: