Ranking das Aplicações Financeiras descontada a inflação – Abril de 2014

Como o dragão da inflação voltou a ameaçar a economia resolvi estender a tabela do ranking das aplicações incorporando mais este efeito. Portanto, você poderá ver como a inflação afeta a rentabilidade do seu investimento pelos prazos mensal, no ano e em 12 meses na tabela.

O IBGE divulgou no último dia 9 de maio o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA do mês de abril que apresentou uma de variação de 0,67%, em abril de 2013 a taxa foi de 0,55%. Com isto, a variação no ano foi para 2,86%, acima da taxa de 2,50% em igual período de 2013. Considerando os últimos doze meses o índice ficou em 6,28%, acima dos 6,15% relativos aos doze meses anteriores.

Para tornar comparáveis as aplicações da amostra assumimos as seguintes premissas:

Os comentários são baseados no rendimento de 12 meses.

O CDB Pré 30 dias – Certificado de Depósito Bancário aqui apresentado é  uma média das taxas oferecidas pelos bancos.

Letras Financeiras do Tesouro – LFTs – foram consideradas os descontos do imposto de renda (alíquota de 22,50%), a taxa de administração de 0,50% e a taxa de custódia de 0,30% da BMF& Bovespa aplicados pelos respectivos prazos.

A carteira de Renda Fixa +Qi é uma carteira teórica, mas que pode ser replicada por qualquer um bastando ler o artigo publicado acessando aqui…

Aplicações em CDI – Certificado de Depósito Interbancário, são aquelas oferecidas pelos bancos como CDB – Certificado de Depósito Bancário ou as Debêntures, por exemplo. A faixa de remuneração da tabela fica entre 80% e 105% do CDI.

As Letras de Crédito Imobiliário – LCI e as Letras de Crédito Agrícola – LCA foram avaliadas com remuneração entre 80% – 95% do CDI – Certificado de Depósito Bancário. Esses papéis, assim como a poupança são isentos de imposto de renda.

Os Fundos DI foram analisados considerando taxas de administração no intervalo entre 0,5% e 3,5%.

Bem, você pode estar ansioso para saber o resultado, vamos a ele:

A carteira de Renda fixa +Qi foi a que apresentou o melhor desempenho da amostra. Vale ressaltar que a carteira é anualizada para fins de comparação uma vez que ela começou em 31 de dezembro de 2013. O ganho real no período analisado, 12 meses, foi de 2,51% acima da inflação. Daí em diante, as aplicações em LCA e LCI são imbatíveis em rentabilidade.

Os CDB’s remunerados em CDI para que não sejam afetados pelo efeito da inflação devem ter uma taxa acima de 90% do CDI.

Os Fundos DI para deixar algum ganho acima de inflação devem ter uma taxa de administração entre 0,50% e 1,00%, do contrário é prejuízo na certa.

Para facilitar à análise as rentabilidades em azul são aquelas que o investimento supera inflação, em vermelho sucumbem ao dragão. Veja como foi a rentabilidade das aplicações a partir de agora:

Rank_Infla_ABR14

Isenção de responsabilidade: Este artigo foi desenvolvido com objetivo meramente didático, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste artigo foram consideradas razoáveis na data em que foi editado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O criador do BLOG não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: