Ações – Resultado da carteira no 1º semestre de 2014

O IBOVESPA encerrou o 1º semestre com alta de 3,76%. Embora tenha encerrado em alta o índice da bolsa oscilou no período entre 44.965 e 55.202 pontos. O período comentado foi influenciado por eventos como inflação em alta, queda na produção industrial, vendas do comércio em queda livre e proximidade do ciclo eleitoral.

Cart_Açoes_Jun14_Tabela

Meta de Investimento

Criamos uma meta de investimento para podermos medir o desempenho da carteira teórica de ações. O índice de acompanhamento – benchmark – será o INPC +5,00% a.a..

Cart_Açoes_Jun14_Tabela2

A carteira de ações foi montada para um cenário de baixo crescimento e de inflação em alta conforme comentado no artigo de 19 de janeiro de 2014, Carteira de Ações 2014. Comparada ao desempenho do Ibovespa a carteira foi superior. Entretanto, em comparação com a meta de investimento (INPC+5%,00%) seu desempenho ficou abaixo.

Cart_Açoes_Jun14

Como não estou entusiasmado com o cenário para o mercado de ações reduzi a alocação anterior de 82% para 79% em ações. Continuo acreditando que o ambiente econômico para o 2º semestre será de alta volatilidade para a bolsa de valores. Medida pela relação P/L (preço/lucro ) projetada de 12,9(x) para dezembro de 2014 o retorno esperado de 7,75% a.a. não é atrativo. A renda fixa com a SELIC em 11% é melhor opção.

Isenção de responsabilidade: Este artigo foi desenvolvido com objetivo meramente didático, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. A utilização deste material é de inteira responsabilidade do usuário. As informações disponíveis no BLOG poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas. As informações contidas neste artigo foram consideradas razoáveis na data em que foi editado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O criador do BLOG não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: