Carteira de Renda Fixa – Resultado do 1º semestre de 2014

Apresentamos o resultado acumulado do 1º semestre de 2014 da carteira teórica de renda fixa +Qi, leia aqui… A carteira teórica continua estruturada para captar o cenário de juros e inflação em trajetória de alta.

 Cart_RF_1Sem14

Continuamos mantendo os ativos da carteira considerando o momento de manutenção da pressão inflacionária no curto prazo. Utilizamos como cenário básico a estimativa da taxa de juros de 11,0% para o final de 2014. Para a inflação a estimativa para o IPCA é de que encerre o ano em 6,48%. Para o INPC que é componente da nossa meta de investimento trabalhamos como uma estimativa de 6,71% para 2014. A distribuição de ativos por indexador é a seguinte:


AtivoIndexador-1ºSem14

Desempenho da carteira

Os ativos da carteira tiveram um desempenho acima da meta de investimento, INPC + 3,50%a.a., e de alguns índices do mercado como o CDI.

No acumulado de 20104 a carteira teve um desempenho de 6,01% contra uma valorização de 5,59% da meta de investimento.

  

Desempenho_1Sem14

 

A tabela seguinte mostra o desempenho acumulado desde o início da carteira comparada ao CDI e a Meta de Investimento:

 DesempenhoComparado_1Sem14

 

Gráfico I – Desempenho Acumulado

 Grafico_1Sem14

 Comparada a média da rentabilidade dos fundos de mercado a carteira também apresentou desempenho superior.

 Rentab_Fundos_1Sem14

 

Rentabilidade líquida da carteira

Como forma de avaliação simulamos os descontos de taxas e imposto de renda das aplicações. Assim, a carteira +Qi está descontada da taxa de administração de 0,50% e taxa de custódia de 0,30% a.a. Os fundos foram avaliados utilizando a taxa de administração média de 1,5% a.a. Ambos os investimentos fora descontados o imposto de renda com alíquota de 17,50%.  Rentabilidade líquida mais uma vez é vantajosa para a nossa carteira de renda fixa em relação aos fundos de mercado.

  

Rentab_Liq_1Sem14

 

Comentários sobre Marcação a Mercado vs Marcação na Curva do Papel

Na marcação a mercado, os títulos são contabilizados diariamente conforme a variação das taxas no mercado, de acordo com a média dos negócios realizados com papéis similares.

Esse método permite identificar o preço de venda do título, caso o investidor queira negociá-lo antes do vencimento, possibilitando aproveitar momentos favoráveis do mercado para obter retornos maiores que aqueles previstos na ocasião da aquisição. Por outro lado essa metodologia incorpora grande volatilidade a carteira.

Na marcação na curva os títulos são contabilizados pela taxa do papel desde a data de aquisição até o seu vencimento. Como vantagem ele não incorpora volatilidade à carteira.

Para uma carteira teórica como a nossa que é para avaliar o método de escolha de papéis levando em consideração um cenário econômico e que não haverá venda antecipada de ativos a marcação na curva do papel é mais apropriada. Como exemplo mostramos no gráfico abaixo o desempenho da carteira, desde o início,  pelos dois métodos:

Gráfico II – Marcação a Mercado[MaM] x Marcação na Curva

Graf2_1Sem14

Isenção de responsabilidade: Este artigo foi desenvolvido com objetivo meramente didático, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. A utilização deste material é de inteira responsabilidade do usuário. As informações disponíveis no BLOG poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas. As informações contidas neste artigo foram consideradas razoáveis na data em que foi editado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O criador do BLOG não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: