Onde investir nos próximos 12 meses?

Com as incertezas econômicas (desempenho do comércio, da indústria e inflação alta) persistindo no 2º semestre e também para os primeiros meses de 2015 a renda fixa é o melhor caminho para proteger o nosso dinheiro. Conforme a sinalização do Boletim Focus de 18 de julho de 2014 o mercado projeta uma SELIC em 12% a.a. em 2015. Diante desse cenário me fiz a seguinte pergunta: como ficariam os investimentos para os próximos 12 meses? Para responder eu preparei um estudo para o período de julho de 2014 a junho de 2015. Nessa simulação eu considerei apenas ativos de prazos compatíveis com o período comentado. Não foram incluídas as NTN-B’s por que são títulos de maior prazo de duração. Cada ativo foi considerado levando em conta as suas características particulares. O Imposto de Renda foi descontado com a alíquota de 17,50% quando aplicável.

As aplicações em Letras de Crédito Imobiliário – LCI e Letras de Crédito do Agronegócio – LCA vêm ganhando a preferência dos aplicadores pela isenção do IR para pessoas físicas.  As Letras de Crédito Imobiliário – LCI são lastreadas por operações de crédito de financiamento imobiliário. As Letras de Crédito do Agronegócio – LCA são originadas com base em negócios entre produtores rurais, instituições financeiras e suas cooperativas.  Como desvantagem destaco que muitos bancos exigem um prazo de carência para retirar o dinheiro. Ou seja, numa emergência, o investidor tem restrições para resgatar o valor.

As Letras Financeiras do Tesouro – LFT é uma boa oportunidade para investidores em títulos públicos através do Tesouro Direto. As LFT’s são títulos pós-fixados. Elas têm a vantagem de acompanhar a variação da taxa Selic. A rentabilidade é diária e você pode acompanhar pelo site do Banco Central, veja aqui. O resgate pode ser efetuado toda 4ª feira através de recompra do banco Central. Você pode ver como aplicar nesse título acessando aqui ou no site da BMF&Bovespa, aqui. Além do imposto de renda descontei ainda a taxa de custódia de 0,30% e a taxa de administração de um banco ou corretora de 0,50%.

Os Certificados de Depósito Bancário – CDB são uma boa opção desde que sejam aplicados a uma taxa igual ou superior a 90% do CDI.

Os Fundos Referenciados – DI ficam mais atrativos, mas é preciso tomar cuidado com as taxas de administração e de performance e ainda o Imposto de Renda. Considerei uma taxa de administração de 1,50% a.a. sem pagamento de taxa de performance.

Quanto a Poupança tem a vantagem de ser uma aplicação fácil para a maioria dos aplicadores e não cobra taxa de administração nem Imposto de Renda. Mas o seu baixo rendimento é indicado apenas para aplicações que vão ficar por um curto período de tempo, 6 meses.

Para facilitar a análise já apresento a tabela, a seguir, com o ranking das aplicações com base na taxa líquida.

Investir_12M_2015

Isenção de responsabilidade: Este artigo foi desenvolvido com objetivo meramente didático, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. A utilização deste material é de inteira responsabilidade do usuário. As informações disponíveis no BLOG poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas. As informações contidas neste artigo foram consideradas razoáveis na data em que foi editado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O criador do BLOG não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: