Resenha de Janeiro de 2015

Macro Visão

Cenário Econômico

  • Equipe econômica assumiu anunciando aumentos da TJLP, mudanças nas regras dos benefícios previdenciários e aumento da Selic de 11,75% a.a. para 12,25%a.a., com isso o crédito ficará mais caro;

  • Continuidade da crise da água, possibilidade de racionamento de energia e do imbróglio da Petrobrás;

  • O preço do barril de petróleo do tipo Brent recuou em janeiro 7,6%, para patamares de US$52,99 (em dezembro US$57,33);

  • A inflação medida pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 1,24% em janeiro, 0,46 ponto percentual (p.p.) acima da registrada no mês anterior. Dessa forma, a inflação acumulada em 12 meses atingiu 7,14% (5,59% em 2014) estourando o teto da meta de 6,50%;

  • Com o desdobramento da operação Lava Jato a Fith e a Moodys rebaixaram a nota de rating da Petrobrás;

  • A possibilidade cada vez mais forte de o Federal Reserve (Fed, banco central americano) elevar sua taxa de juros fez com que o dólar registrasse valorização de 0,23% no mês e 14,10% em 12 meses;

  • O Banco Central europeu – BCE confirmou o inicio do programa de compra de dívida, chamada de quantitative easing, dos bancos centrais da área do euro como forma de estimular a economia.

Renda Fixa

O anúncio da nova equipe econômica deu ao mercado financeiro um pouco mais de conforto. O resultado foi um recuo nas taxas nominais de juros nos papéis prefixados como sinal de confiança para os ajustes necessários da economia.

Evo_Tx_Nom_jan15

O mesmo efeito foi verificado nas taxas pós-fixadas dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional.

 Evo_Tx_pos_jan15

A tabela seguinte é um resumo das taxas praticadas no mercado financeiro. O que se pode evidenciar aqui é que os papéis atrelados à taxa SELIC acompanharam a alta da taxa básica promovida pelo Comitê de Política Monetária do Bco. Central.

 Evo_Tx_PrePos_Jan15

 

Inflação

A inflação medida pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 1,24% em janeiro, 0,46 ponto percentual (p.p.) acima da registrada no mês anterior. Dessa forma, a inflação acumulada em 12 meses atingiu 7,14% (5,59% em 2014) estourando o teto da meta de 6,50%.

Especificamente o segmento de Alimentação e Bebidas -1,48%, Habitação – 2,42% – e Transportes -1,83%- foram responsáveis por 85% do índice do mês – ou 1,06 ponto percentual.

 IPCA_12mese_Jan15

Renda Variável

As perspectivas para a bolsa diante do cenário econômico são pessimistas. Com uma taxa de retorno de 8% – baseado numa relação preço X lucro de 12,5 – fica difícil competir com a renda fixa onde a taxa básica de juros é de 12,25% a.a.

Câmbio

A possibilidade do banco central americano, Federal Reserve – FED, na sigla em inglês, venha a promover uma alta da taxa básica americana os FED Funds, vem provocando uma valorização do dólar não só por aqui mas também ao redor do mundo. Em janeiro o câmbio valorizou-se em 0,23%.

 Cambio_Jan15

Isenção de responsabilidade: Este artigo foi desenvolvido com objetivo meramente didático, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. A utilização deste material é de inteira responsabilidade do usuário. As informações disponíveis no BLOG poderão ser atualizadas ou modificadas periodicamente e não devem ser interpretadas como definitivas. As informações contidas neste artigo foram consideradas razoáveis na data em que foi editado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O criador do BLOG não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: