A inflação e seus investimentos – Fevereiro de 2015

Mais uma vez sem surpresas a inflação em fevereiro, medida pelo IPCA, alcançou 1,22%. Em 12 meses o índice acumula uma alta de 7,70%. Esse resultado vai colocando em risco o planejamento financeiro dos aplicadores. Investimentos atrelados ao CDI e a Selic em 12 meses conseguiram superar a inflação. A poupança continua a ter perda significativa tanto no mês, quanto no acumulado em 12 meses. Embora a a renda variável, no mês, tenha tido bom desempenho tanto nominal, quanto real – descontado a inflação – eu não acredito que vá continuar. Não existe fundamento econômico doméstico que justifique a rentabilidade no mês.

Com o intuito de alertar os leitores do blog, eu construí a tabela a seguir onde as células em vermelho indicam os investimentos que ficaram igual ou abaixo da inflação e, em verde as que conseguiram superar o IPCA. Para fins de comparação o ranking é considerado a rentabilidade de 12 meses (#12M).

Ranking_IPCA_FEV15

Isenção de responsabilidade: Este artigo foi desenvolvido com objetivo meramente didático, e não constitui e nem deve ser interpretado como sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste artigo foram consideradas razoáveis na data em que foi editado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O criador do BLOG não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: